Surdo pode dirigir?

13:28

Olá, gente!!
Tudo bem com vocês? 
Então pessoal, já pararam para pensar e, pensando se questionaram se um surdo pode/ consegue dirigir ou pilotar? Será que pode? Eles conseguem? Essas respostas e muitas outras informações vocês encontrarão em meu novo vídeo. Corram lá!!! E é claro, não se esqueçam de inscrever-se no canal, também de comentar o que acharam das respostas dadas. E aí, viram!?

Agora que já assistiram ao vídeo “Surdo pode dirigir?”, se, por algum acaso, vocês ouvintes que tenham contato com pessoas surdas, também você surdos, podem compartilhar e estudar os documentos em PDF abaixo. Esses documentos podem ser apresentados às Autoescolas, DETRAN, Fóruns, dentre outros órgãos para aclarar o direito do surdo tirar a CNH, o direito ao acompanhamento de intérprete de Libras em todos os espaços e procedimentos necessários no momento de tirar habilitação, podem acessá-los, é só clicar nos links:
Embora o livro seja composto, em sua maioria, por textos redigidos em Português brasileiro, esses dispõem de uma abordagem clara, objetiva. Contém também muitas imagens ilustrativas com os vocabulários/ sinais específicos da área de Educação para o Trânsito, para pessoa surda e com deficiência auditiva. Indico, pois estudei esse livro antes de iniciar minhas aulas na autoescola, para saber utilizar os sinais adequados durante as aulas teóricas com o intérprete de Libras. Você pode fazer aquisição por intermédio das lojas virtuais, custa a partir de 40 reais. 

Educação para o Trânsito nas escolas - em Libras, de Elias & Vera, 2011.


Confere as imagens de algumas páginas do livro que encontrei no Google:



Imã Simbolo da Surdez:
Já viram no trânsito, algum veículo com essa plaquinha que está aqui a esquerda ou ao menos já ouviram falar? Essa placa com o símbolo da surdez é para ser fixada nas traseiras de veículos, é um imã para ser utilizado enquanto um surdo estiver conduzindo o transporte, assim os transportes (motoristas) que estiverem atrás irão saber que trata-se de um condutor surdo. O uso do símbolo da surdez é previsto pela Lei 8.160/91:


Art. 1º É obrigatória a colocação, de forma visível, do "Símbolo Internacional de Surdez" em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso.


A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) orienta sobre como obter o adesivo: www.feneis.org.br
Espero tenha contribuído com essas informações.
Super abraços!
😘😘😘

Você pode gostar também

0 comentários

Post da semana

Inscreve-se no meu Canal

Curta nossa fanpage